Decorvida

Este blog é sobre as coisas que eu amo, todas as coisas que me fazem feliz.

domingo, 3 de março de 2013

Um cantinho para um pé de arruda.




Bem dizem que a arruda tem "n" propriedades, entre elas de espantar mal olhado, inveja, enfim...
Sou meio cética em relação a muita coisa, mas por via das dúvidas... tenho um pezinho de arruda em casa, pra deixar tudo zen na base do paz e amor :).










Medicinal Arruda
Repelente de insetos e ratos, a planta não deve ser ingerida, pois é altamente tóxica; mulheres grávidas também não devem usá-la pois é abortiva; Causa confusão mental, convulsões e dores violentas nos intestinos. Seu uso deve ser restrito ao externo sob forma de cataplasmas para pernas varicosas, ou alívio de dores de ciática ( aplicar no local diretamente, passando antes óleo para não irritar a pele). Folhas frescas, dispostas sobre a testa, aliviam a dor de cabeça.
Uso caseiro: Como o poejo, é excelente para lavar os animais domésticos, para acabar com as pulgas e é inofensiva aos bichos. É utilizada também para combater a sarna. Infusão com 4 col sopa da erva em 1 litro de água. Seus ramos atuam como repelente de ratos.

Uso culinário: Não recomendado uso interno.
Uso mágico: Carregar arruda atrás da orelha para espantar o mau-olhado (portugueses). Ritos africanos usavam arruda, e a própria Igreja chegou a usá-la sob forma de vassourinhas para aspergir água benta sobre os fiéis em missas solenes. O banho com arruda combate todos os tipos de mau-olhado. Sempre foi uma erva associada à proteção contra bruxas, espantando o quebrante. 




Uma  ótima semana !






Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário