Decorvida

Este blog é sobre as coisas que eu amo, todas as coisas que me fazem feliz.

sexta-feira, 8 de junho de 2012

Vinho - um pouquinho do imenso universo da Enologia.

Um pouco de História do vinho

O vinho sempre esteve envolvido em grande parte das religiões, mitos e lendas da nossa história.
Mas as entidades mais conhecidas associadas a ele são Baco e Dionísio.
Existem registros de que o culto a Baco, deus romano associado à agricultura e às videiras, é mais antigo do que o culto a Dionísio, tido como seu similar grego, o que desmistifica a versão de que são somente nomes diferentes (um grego outro latino) para o mesmo deus. Há controvérsias, claro, mais a teoria mais conhecida é que ambos são gregos. Confuso? Bastante.
Então vamos à História...
Deus disfarçando-se de mortal, seduziu Sêmele, filha do rei Cadmo, e com ele teve um filho Dionísio (ou Baco) que foi entregue aos seres da floresta para ser criado dentro de uma caverna no monte Nisa. Certo dia, ele deparou com uma fruta até então desconhecida. Era a uva! E, o mais importante, descobriu que dela poderia fazer uma bebida que causava embriaguez. A sensação provocada pelo vinho era capaz de igualar, por meio do êxtase, Deuses e homens.



Alguns tipos de uva

Cabernet Sauvignon

Cabernet Sauvignon é uma uva francesa da região de Bordeaux, plantada em praticamente todas as regiões em que se produz vinho. Ela se tornou popular por sua capacidade de gerar bons vinhos em diversos terroirs e também pelo sucesso dos varietais de Cabernet do Novo Mundo, principalmente dos Estados Unidos, do Chile e da Argentina.

A Carménère

Atualmente conhecemos a Carménère como uma uva típica do Chile, pois muitos são os vinhos feito no país com esta uva, a ponto de ela ter se tornado símbolo do país. A Carménère é na verdade uma uva de origem francesa , da região do Médoc. Esta uva foi levada para o Chile confundida com a Merlot, e durante anos vinificou-se ela como Merlot. Apenas em 1990 descobriram que “aquelas Merlots estranhas", eram na verdade antigas vinhas de Carménère.



Champagne ou Prosecco?


O nome acabou tornando-se sinônimo de espumante, erroneamente. A primeira coisa que devemos saber é que: Prosecco é uma uva. E que somente os espumantes de Vêneto, na Itália, elaborados com essa variedade podem ser chamados de Prosecco. Portanto nunca peça um Prosecco se você não estiver se referindo realmente a um verdadeiro Prosecco! É uma gafe tão grande quanto chamar espumante de champagne.
Um espumante é um espumante. Um champagne é champagne! E um Prosecco é um Prosecco!


Do livro "Superdicas para entender de vinhos", da autora Lis Cereja.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário